Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Polícia Civil do Amapá apreende 350 kg de Urânio em garimpo

A Polícia Civil do Amapá descobriu após denúncia anônima cerca de 350 quilos de Urânio, material com alto teor radioativo, que seria contrabandeado para fora do Estado. Três garimpeiros foram presos na noite da última terça-feira (16), mas só chegaram a Macapá nesta quinta-feira (18). De acordo com a polícia, o material foi apreendido em um garimpo no município em Santana e já foi encaminhado para a perícia. Cada quilo de Urânio seria comercializado a aproximadamente U$ 800,00 no exterior.

A operação foi realizada por agentes da Polícia Civil da delegacia daquele município em conjunto com agentes da Polícia Federal de Macapá. Uma denúncia anônima levou os agentes ao local exato onde estava escondido o minério. Esta já é a segunda apreensão de material radioativo no Estado somente este ano. Em janeiro, a Polícia Civil encontrou na localidade de Pedra Branca do Amapari quase meia tonelada do Uranita, produto com baixo teor radioativo por estar em estado bruto, mas se manuseado por longo período pode causar sérios danos à saúde.

A Uranita após beneficiada passa a ser altamente nociva e se transforma em Urânio. A descoberta ocorreu após 4 meses de investigação do Departamento de Polícia do Interior (DPI), tendo a frente do caso o delegado, Fábio Araújo, titular do município de Serra do Navio. A circulação ilegal desse produto é considerada uma prática terrorista à saúde pública e ao meio ambiente.

0 comentários

Visitante de nº