Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Amapá e França são parceiros em pesquisas contra a malária

Na última semana representantes do Instituto Pasteur da Guyane Francesa estiveram no Amapá para discutir a realização de uma pesquisa colaborativa com os pesquisadores amapaenses. A pesquisa tem como objetivo realizar estudos específicos em Epidemiologia e diagnóstico da resistência aos anti-maláricos na área de fronteira do Município do Oiapoque.
A reunião ocorreu na Faculdade Seama e contou com a presença das seguintes Instituições: Laboratório Central, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá, Faculdade Seama e Instituto Pasteur. A pesquisa será realizada em uma área de interesse comum entre França e Brasil.

O pólo de pesquisa será o município de Oiapoque por se tratar de uma área de grande circulação tanto de franceses, quanto de amapaenses. Os pesquisadores querem observar a resistência dos protozoários aos medicamentos contra a malária e futuramente propor soluções para tais problemas.

A pesquisa também envolverá estudantes que poderão enriquecer seus conhecimentos na área. “Será construída uma proposta de pesquisa envolvendo as Instituições citadas e posteriormente os trabalhos iniciarão. Certamente haverá desdobramento para o treinamento e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas que envolverão estudantes em Iniciação Científica e ou trabalho de conclusão de curso”, explicou Álvaro Couto. (Departamento de Jornalismo e Imprensa da Faculdade Seama)

0 comentários

Visitante de nº