Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Policiamento reduz violência em 27%



Desde o início do ano, os índices de violência vêm diminuindo gradativamente: resultante de operações noturnas realizadas pela PM.

As operações da Polícia Militar de caráter repreensivo e preventivo conseguiram reduzir os índices de violência em 27% na capital do Estado do Amapá. É o que mostra o estudo feito pela Diretoria de Operações da PM-AP (DIOP). De janeiro a julho desse ano, o número de ocorrências caiu de 12.723 para 9.311.

Segundo o Coronel Carlos/DIOP, a Polícia Militar deflagra mais uma mega operação na cidade de Macapá com o objetivo de manter esse percentual de queda.
Denominada “Operação Saturação”, consiste em ações de policiamento repreensivo intensificado, sobretudo, em praças públicas e locais adjacentes a bares, boates, casas de show e estabelecimentos semelhantes, onde a violência se mostra mais presente. “Queremos dar respostas positivas a sociedade e tentar reduzir ainda mais a criminalidade. Vamos operar em todos os Bairros”, disse o Coronel Carlos.
“Impacto”

De acordo com oficial, desde o dia 07 de agosto, está em andamento a operação “Impacto”, que resultou na contenção dos crimes de roubo em horário comercial. Essa onda de assaltos iniciou em Macapá nesse período e provocou medo e prejuízo a famílias e empresários de vários ramos. “Colocamos equipes da ROTAM, CRPM e mais seis motos para fazer abordagem de motoqueiros suspeitos. Dois foragidos da justiça foram recapturados nessas obordagens. Chega a ser constrangedor para algumas pessoas, mas é necessário. Notamos que a operação funcionou”, explicou, frisando que está em execução, também, a operação “Sucuri” abrangendo regiões ribeirinhas de Mazagão ao Jandiá.

Saturar com policiamento

O coronel ressalta que a “Saturação” é justamente para fechar o cerco e saturar com policiamento os locais mais críticos, inclusive o trânsito. A mega operação será realizada durante todo o final de semana por policiais do 1º, 2º e 6º Batalhões com apoio das equipes da ROTAM (BOPE) e CRPM e, ainda, dos alunos do Curso de Formação de Cabos e do Curso de Formação de Sargentos. Ao todo, 200 homens estarão nas ruas para garantir a tranquilidade.

Seria irracional

As ações executadas na operação “Saturação” deverão inibir a ação de vândalos, evitar assaltos, furtos e até homicídios. Um gráfico mostra que desde o início do ano, os índices de violência vêm diminuindo gradativamente com as operações desse tipo realizadas pela Polícia Militar. Esse mesmo gráfico mostra que o bairro central ainda aparece como local mais violento da capital. Seria irracional dizer que esses índices não têm ligação direta com o consumo de álcool ou com a permanência de bares e boates abertos até altas horas da madrugada. O coronel promete fechar todos os estabelecimentos que estejam desrespeitando o horário pré-estabelecido por lei. Serão fiscalizadas mais de 60 localidades entre bairros e loteamentos.

4 comentários

Anônimo disse...

Ainda tem vereador dizendo que policiais militares são vadios...

outros leigos questionam e criticam a PM por que não sabem que peso tem essa instituição dentro de uma sociedade.

Anônimo disse...

A Polícia é muito mais do que meras rondas com cabeça do lado de fora do carro!

Anônimo disse...

Se fossemos procurar saber quantas armas de fogo a PM já tirou das ruas só esse ano,... daria pra calar a boca de metade dos corneteiros de plantão!

Anônimo disse...

antonio, sou sargento Santos da pmpi,peço ajuda para encontrar endereço de um irmão, que há 27 anso esta sumido, hoje dia 23 de novembro/2010, descobrir que ele votou na seçao 0390, zona 002 no colegio professor Antonio Castro Monteiro Av. Dom José Maritano sn-Zerao, nome dele José Felipe Pereira dos Santos, filho de Francisco pereira dos Santos e maria Marques Pereira, natural de São Pedro do Piauí, data de nascimento 10/05/1964. telefone pra informação 03189/3582-2423 falar com Estesinha, 89-94003763/94213512/94085931/

Visitante de nº