Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Saúde bucal

Carlos Lima

“Cresce o número de casos de câncer de boca no Amapá”

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil 45% das pessoas não escovam os dentes. Dos brasileiros que têm entre 30 a 44 anos, 30% são desdentados. Os dados demonstram sério problema de saúde pública que atinge principalmente a população de baixa renda. Um estudo feito em 2004 apontou que 30 milhões de pessoas não têm dentes (17,6% da população brasileira) e cada vez mais, jovens e crianças estão ficando desdentadas, precocemente, e contraindo doenças que geram o câncer de boca. De acordo com a odontóloga, Ana Cristina Fernandes, o índice de câncer ainda é elevado no Amapá.
Ela explica que o acesso ao profissional não é tão difícil como antigamente. “Atualmente, existem odontólogos a disposição da população, nos postos de saúde. O próprio Programa de Saúde da Família garante esse atendimento. Mas, o problema é que as pessoas não dão o devido valor à saúde bucal e ainda desconhecem o auto-exame para detectar o câncer”, comenta Ana Cristina.
Quando o assunto é saúde bucal, alguns cuidados garantem não somente os dentes saudáveis, mas gengiva, língua, músculos, articulação e tudo que se utiliza para falar, sorrir, cantar ou comer. Por esse motivo, especialistas alertam que até mesmo pessoas desdentadas devem visitar o dentista periodicamente para manutenção e prevenção de doenças, uma vez que qualquer anormalidade na boca pode ser um sinal de doenças em outras partes do corpo.

0 comentários

Visitante de nº