Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Moradores realizam manifestação por melhorias na saúde

O único posto que atende aos populares dos Bairros Palmares, Brasil Novo e Liberdade é alvo de inúmeras reclamações

Por Wellington Costa

A precariedade do funcionamento do único Posto de Saúde do Bairro Brasil Novo e a dificuldade em marcar consultas na unidade de saúde, motivaram a realização de um protesto por moradores do bairro e de populares do Palmares e Liberdade, bairros que também são assistidos pelo Posto, ontem de manhã.

Como o prédio é pequeno para atender a demanda, pacientes são obrigados a esperar do lado de fora da unidade. Com faixas, os moradores fecharam a rua na frente da unidade. Este foi o terceiro protesto realizado neste ano pelos moradores. O primeiro foi contra o aumento os altos índices de violência registrados nesses bairros, o segundo, interditou um trecho da BR 210 para chamar a atenção da falta de sinalização, e o terceiro, há cerca de um mês, pedia melhorias na questão do transporte público.

O presidente da Associação dos Moradores, Comerciantes e Amigos do Brasil Novo, Liberdade e Palmares (AMCABRALP), Julimar Nogueira, menciona que a falta de medicamentos no posto é constante, os pacientes têm dificuldades de marcar consultas na unidade e denunciam o mau atendimento por uma funcionária.

Entre as principais reivindicações dos moradores está o atendimento 24 horas pela unidade de saúde do bairro. “Além do funcionamento 24 horas, nós queremos que o posto seja ampliado e que os médicos cumpram com os seus horários”, reivindica Julimar Nogueira.

Presente na manifestação, o secretário municipal de saúde, Emanuel Bentes, ouviu as reivindicações e se posicionou a respeito do protesto. De acordo com o secretário, medidas serão tomadas para um melhor atendimento aos populares. Sobre o fato de o posto vir a funcionar 24 horas, só será possível após um acordo firmado entre Município e Estado, já que a competência dos atendimentos de urgência e emergência é do Governo do Estado, e não da Prefeitura.
Ele garantiu ainda que na próxima semana uma unidade móvel de odontologia será encaminhada para o bairro. Reforma e serviço de capina, também foram prometidos para o Posto de Saúde.
P.s... O que muito me estranha, foi o fato da presidente do Conselho de Segurança do Brasil Novo não estar presente no manifesto, já que no mesmo também estiveram presentes o Comandante da PM e demais autoridades da Segurança. Dona Roxelândia vive reclamando da falta de policiamento no Bairro e quando ela tem a oportunidade de cobrar da maior autoridade policial do Estado, ela nem sai de casa!!!! Ahhh...assim não vale...será que ela também é daquelas que joga a pedra e esconde a mão?!!! Hum..não sei não.

0 comentários

Visitante de nº